Home / Política / Gilson Machado abandona o PL e mantém plano de disputar o Senado por Pernambuco

Gilson Machado abandona o PL e mantém plano de disputar o Senado por Pernambuco

ocrente 1769032212
Spread the love

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado anunciou nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, sua desfiliação do Partido Liberal (PL). Sem respaldo do diretório estadual, o aliado de Jair Bolsonaro afirmou que seguirá buscando uma vaga no Senado por Pernambuco em outra legenda.

“Continuo sendo o nome defendido pelo presidente Jair Bolsonaro para a disputa ao Senado por Pernambuco. Porém, não sou o nome escolhido pela direção estadual do partido para essa missão. Dessa forma, sigo minha caminhada alinhada aos valores do presidente Bolsonaro”, declarou Machado em comunicado.

No PL pernambucano, o escolhido para a corrida ao Senado é o presidente estadual da sigla, Anderson Ferreira. Os atritos entre os dois começaram nas eleições municipais de 2024, quando Machado se queixou de suposta falta de apoio do partido na disputa pela Prefeitura do Recife.

Ferreira nega a ausência de suporte. Em entrevista à Rádio Folha de Pernambuco, em agosto de 2025, ele afirmou que o ex-ministro recebeu R$ 6 milhões do fundo partidário e ainda assim reclamou. “Queria R$ 9 milhões e agrediu o presidente nacional, Valdemar da Costa Neto, dizendo que ele não cumpria a palavra. Tive que fazer papel de bombeiro”, disse.

Gilson Machado não revelou para qual partido deve migrar, mas reiterou que pretende manter a candidatura ao Senado em 2026.

Com informações de Gazeta do Povo