Home / Política / Flávio Bolsonaro afirma na Itália que STF interfere nas votações do Congresso

Flávio Bolsonaro afirma na Itália que STF interfere nas votações do Congresso

ocrente 1758383358
Spread the love

Durante visita oficial à Itália, em 20 de setembro de 2025, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) declarou que ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estariam exercendo influência direta sobre as pautas em tramitação no Congresso Nacional.

Segundo o parlamentar, a atuação mais recente da Corte ocorreu na análise do projeto de anistia, rebatizado como PL da Dosimetria. “Hoje, o Supremo manda no Congresso Nacional e as votações são influenciadas com pressão de ministro do Supremo”, afirmou.

Flávio relatou ainda que um ministro do STF teria pedido ao presidente da Câmara dos Deputados acesso prévio ao texto da proposta. “Ninguém considera antidemocrático o ministro ligar para o presidente da Câmara e dizer: ‘Quero ver esse texto, manda para cá para eu avaliar se autorizo’”, acrescentou.

Comitiva brasileira

O senador integra uma comitiva de congressistas que viajou à Itália para visitar a deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa no país desde agosto. Também participam da delegação os senadores Magno Malta (PL-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Damares Alves (Republicanos-DF).

Mencionando Jair Bolsonaro

Flávio Bolsonaro comentou ainda sobre as medidas cautelares impostas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes. O senador classificou a situação como “muito difícil” e disse que, para chegar a esse ponto, “foi preciso atropelar todos os pilares democráticos” do país.

As declarações foram dadas a jornalistas que acompanhavam a passagem da comitiva pelo país europeu.

Com informações de Gazeta do Povo