Home / Política / Falta de documento do Planalto ameaça adiar sabatina de Jorge Messias no Senado

Falta de documento do Planalto ameaça adiar sabatina de Jorge Messias no Senado

ocrente 1764216321
Spread the love

Brasília — O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), afirmou nesta quarta-feira (25) que a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, marcada para 10 de dezembro, pode ser protelada. O motivo é a ausência da mensagem oficial do Palácio do Planalto confirmando a indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de o nome de Messias ter sido publicado no Diário Oficial da União, o Senado só pode iniciar o processo de avaliação depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhar formalmente a indicação. “Foi publicado no Diário Oficial, mas o presidente da República precisa assinar e mandar para cá. Sem essa mensagem não há como aprovar”, declarou Alencar.

Data definida por Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), agendou a sabatina para 10 de dezembro na terça-feira (25). A decisão foi interpretada como reação ao fato de Lula não ter escolhido o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aliado de Alcolumbre, para a vaga no STF.

Peregrinação no Congresso

Enquanto aguarda o trâmite oficial, Jorge Messias iniciou uma série de encontros com parlamentares. Nos dois primeiros dias, conversou com os senadores Lucas Barreto (PSD-AP), Sérgio Petecão (PSD-AC), Eliziane Gama (PSD-MA), Eduardo Braga (MDB-AM) e Confúcio Moura (MDB-RO), além do próprio Otto Alencar.

Perguntado se já havia falado com Alcolumbre, o indicado respondeu: “Gosto muito do presidente Alcolumbre, estou tentando falar com ele; no momento certo ele vai me atender”.

A sabatina continua no calendário da CCJ, mas dependerá da chegada do documento do Executivo para ocorrer na data prevista.

Com informações de Gazeta do Povo