Home / Política / Fachin agenda julgamento urgente sobre suspensão do aumento de vagas na Câmara em 2026

Fachin agenda julgamento urgente sobre suspensão do aumento de vagas na Câmara em 2026

ocrente 1759198761
Spread the love

Recém-empossado na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin marcou para esta terça-feira, 30 de setembro, uma sessão extraordinária destinada a referendar a decisão do ministro Luiz Fux que interrompeu o aumento de 513 para 531 deputados federais nas eleições de 2026.

O julgamento ocorrerá em plenário virtual a partir das 11h e se estenderá até as 23h59 de quarta-feira, 1º de outubro.

Pedido do Congresso

A liminar de Fux atendeu a requerimento feito na segunda-feira, 29, pelo presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador solicitou que a redistribuição de cadeiras fosse adiada até a conclusão do processo legislativo, uma vez que o veto presidencial ainda não foi apreciado pelo Parlamento.

Tramitação no Legislativo

O projeto que amplia o número de deputados foi aprovado na Câmara dos Deputados em maio por 270 votos a 207. No Senado, o texto passou por 41 votos a 33 — exatamente o mínimo necessário. Em 17 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente a proposta. O veto aguarda análise em sessão conjunta de deputados e senadores.

Decisão de Fux

Relator da ação no STF, Fux determinou que o total de cadeiras na Câmara permaneça o mesmo de 2022 para o pleito de 2026. Na decisão, o ministro suspendeu os efeitos do próprio STF que haviam ordenado a redistribuição proporcional de vagas, estabelecendo que qualquer mudança só poderá valer a partir das eleições de 2030.

Ao solicitar a inclusão do tema em pauta, Fux argumentou que a deliberação precisa ocorrer antes do prazo de anualidade eleitoral. Fachin acatou o pedido e convocou a sessão extraordinária.

Com informações de Gazeta do Povo