Home / Política / Ex-escritório de Barroso é contratado pela AGU para contestar sanções dos EUA

Ex-escritório de Barroso é contratado pela AGU para contestar sanções dos EUA

ocrente 1756613504
Spread the love

A Advocacia-Geral da União (AGU) firmou contrato com o escritório norte-americano Arnold & Porter Kaye Scholer LLP para tentar reverter as sanções impostas ao Brasil pelo governo de Donald Trump. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso integrou o quadro da mesma banca no fim da década de 1980.

Vínculo profissional

De acordo com informação publicada pelo jornal O Globo no sábado, 30 de agosto de 2025, Barroso atuou como foreign associate no Arnold & Porter em 1989, logo após concluir o LL.M. na Universidade Yale. Em 2016, o magistrado voltou à sede do escritório, em Washington, para proferir palestra na qual relembrou a experiência e relatou que, já no Brasil, seu antigo escritório cooperou com a firma norte-americana em diversos casos.

Situação atual do ministro

O visto de entrada nos Estados Unidos do ministro está suspenso desde 18 de julho. Naquela data, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou a revogação dos vistos de oito integrantes do STF e de familiares de primeiro grau, alegando que a Corte brasileira conduz uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

O contrato entre a AGU e o Arnold & Porter prevê a representação do governo brasileiro em ações e tratativas destinadas a anular ou mitigar as penalidades econômicas adotadas pela gestão Trump.

Com informações de Gazeta do Povo