Home / Política / EUA recebem pedido formal de extradição de Alexandre Ramagem, diz Ministério da Justiça

EUA recebem pedido formal de extradição de Alexandre Ramagem, diz Ministério da Justiça

ocrente 1769637881
Spread the love

O Ministério da Justiça informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) já está em posse do governo dos Estados Unidos.

A solicitação foi encaminhada pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado norte-americano no dia 30 de dezembro. A comunicação oficial ao STF ocorreu nesta quarta-feira (28). Não há prazo definido para que as autoridades norte-americanas analisem o pedido.

Condenação e fuga

Ramagem foi condenado pela Primeira Turma do STF a 16 anos de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado. Antes do término do julgamento, em setembro do ano passado, ele deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos.

Em 25 de novembro, o ministro Alexandre de Moraes encerrou a ação penal e declarou o ex-parlamentar foragido. Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, Ramagem saiu do país por Roraima e embarcou para os EUA a partir do Aeroporto de Georgetown, na Guiana, utilizando passaporte diplomático.

Perda de mandato

Além da pena de prisão, a decisão da Primeira Turma determinou a perda do mandato de Ramagem, que também foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No mês passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cumpriu a ordem do STF e oficializou a cassação.

O processo de extradição foi iniciado por Moraes em 15 de dezembro, após o trânsito em julgado da condenação e a confirmação de que o réu havia deixado o território nacional.

Com informações de Gazeta do Povo