O Ministério da Justiça informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que o pedido de extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) já está em posse do governo dos Estados Unidos.
A solicitação foi encaminhada pela Embaixada do Brasil em Washington ao Departamento de Estado norte-americano no dia 30 de dezembro. A comunicação oficial ao STF ocorreu nesta quarta-feira (28). Não há prazo definido para que as autoridades norte-americanas analisem o pedido.
Condenação e fuga
Ramagem foi condenado pela Primeira Turma do STF a 16 anos de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado. Antes do término do julgamento, em setembro do ano passado, ele deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos.
Em 25 de novembro, o ministro Alexandre de Moraes encerrou a ação penal e declarou o ex-parlamentar foragido. Segundo o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, Ramagem saiu do país por Roraima e embarcou para os EUA a partir do Aeroporto de Georgetown, na Guiana, utilizando passaporte diplomático.
Perda de mandato
Além da pena de prisão, a decisão da Primeira Turma determinou a perda do mandato de Ramagem, que também foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No mês passado, a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cumpriu a ordem do STF e oficializou a cassação.
O processo de extradição foi iniciado por Moraes em 15 de dezembro, após o trânsito em julgado da condenação e a confirmação de que o réu havia deixado o território nacional.
Com informações de Gazeta do Povo