Home / Política / EUA anulam tarifa de 40% sobre carnes, café e demais produtos agrícolas do Brasil

EUA anulam tarifa de 40% sobre carnes, café e demais produtos agrícolas do Brasil

ocrente 1763679217
Spread the love

Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revogou nesta quinta-feira (20) a sobretaxa de 40% aplicada a carnes, café e diversos produtos agrícolas importados do Brasil. A decisão tem efeito retroativo e alcança mercadorias que ingressaram em território norte-americano a partir de 13 de novembro.

A medida complementa a ordem executiva de 14 de novembro, que já havia eliminado a tarifa recíproca de 10% cobrada desde abril sobre todos os parceiros comerciais norte-americanos. Na ocasião, o Brasil não foi citado explicitamente.

Desde o início de agosto, os embarques brasileiros enfrentavam um aumento total de 50% nas alíquotas (10% gerais mais 40% adicionais). Ao anunciar o chamado “tarifaço” meses atrás, Trump criticara o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF) e decisões do ministro Alexandre de Moraes envolvendo grandes empresas de tecnologia.

De acordo com comunicado divulgado pela Casa Branca, a reversão das tarifas foi definida após conversa entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O líder norte-americano afirmou ter considerado recomendações de assessores e concluiu que era “necessário e apropriado modificar o escopo dos produtos sujeitos ao direito adicional”. As negociações, segundo o texto, continuam em andamento.

Produtos contemplados

A nova ordem executiva abrange a mesma relação de itens já listados na decisão da semana anterior:

  • Produtos vegetais, frutas e especiarias: tomates, abacaxis, abacates, mangas, laranjas, kiwis, café, chá, mate, pimenta, baunilha, canela, cravos, noz-moscada, cardamomos e açafrão;
  • Cereais, amidos e óleos: cevada, sementes de alpiste, amido de mandioca (tapioca), óleos de coco e cera de abelha;
  • Cacau e derivados: grãos crus ou torrados, cascas, pasta, manteiga e pó de cacau;
  • Produtos preparados: pastas e purês de goiaba e manga, além de abacaxi e coco preparados ou conservados;
  • Sucos: de laranja (congelado ou não), limão e abacaxi;
  • Fertilizantes: ureia, sulfato de amônio, nitratos, superfosfatos e outros adubos minerais ou químicos;
  • Produtos de origem bovina: carcaças e meias-carcaças frescas, resfriadas ou congeladas, além de cortes de alta qualidade, com ou sem osso, processados ou não.

Apesar da suspensão anunciada, o governo dos Estados Unidos destacou que o diálogo comercial com o Brasil seguirá para tratar de eventuais ajustes futuros.

Com informações de Gazeta do Povo