Home / Política / Estrategista de Trump alerta Moraes: “Estados Unidos não negociam com terroristas”

Estrategista de Trump alerta Moraes: “Estados Unidos não negociam com terroristas”

ocrente 1756913243
Spread the love

O estrategista de campanha do presidente norte-americano Donald Trump, Jason Miller, enviou um recado público ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes na terça-feira, 2 de setembro de 2025. Em publicação na rede social X, Miller escreveu que “os Estados Unidos não negociam com terroristas”, ao compartilhar uma reportagem do portal Metrópoles sobre declarações do magistrado.

Na mensagem, o norte-americano marcou os perfis oficiais do STF (@STF_oficial) e de Moraes (@Alexandre), embora a conta pessoal do ministro não esteja mais ativa na plataforma.

Contexto da publicação

A matéria dividida por Miller abordava o pronunciamento de Moraes no início da leitura do relatório da ação penal 2668, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado no Brasil. O processo envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas, classificadas pelo Ministério Público como “núcleo 1” da denúncia.

No plenário virtual, Moraes afirmou que a soberania nacional “não pode, não deve e jamais será vilipendiada, negociada ou extorquida” e garantiu que o STF não aceitará “coações estrangeiras” durante o julgamento.

Críticas recorrentes

Esta não foi a primeira investida de Jason Miller contra o magistrado brasileiro. No mês anterior, o estrategista chamou Moraes de “aspirante a ditador” e “ameaça à democracia em todo o Hemisfério Ocidental”, além de acusá-lo de restringir a liberdade de Bolsonaro, que atualmente cumpre prisão domiciliar e responde pela suposta tentativa de golpe.

Miller e Moraes já se enfrentaram diretamente. Em 2021, o norte-americano foi detido no Brasil por ordem do ministro no âmbito de inquéritos sobre atos antidemocráticos. Desde então, o estrategista acompanha de perto as decisões do STF envolvendo o ex-presidente brasileiro e costuma se manifestar com críticas nas redes sociais.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal e o ministro Alexandre de Moraes não responderam publicamente à nova declaração do assessor de Trump.

Fim.

Com informações de Gazeta do Povo