A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) afirmou nesta quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, considerar “ótima” a chance de a rede social X voltar a ser bloqueada no Brasil. A declaração foi publicada no próprio X, plataforma que ela tenta suspender novamente.
Hilton acionou o Ministério Público Federal (MPF) e outros órgãos federais após denúncias de que a ferramenta de inteligência artificial Grok, pertencente à empresa de Elon Musk, teria sido utilizada para criar imagens pornográficas envolvendo mulheres, adolescentes e crianças.
Na terça-feira (20), o governo federal enviou recomendação à plataforma exigindo a remoção de perfis que usaram o recurso para cometer crimes. Em nota, o Grok admitiu ter sido empregado de forma ilícita e lamentou a falha.
Antecedente de censura
O X já foi suspenso em todo o país entre agosto e outubro de 2024 por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). À época, a Corte apontou que grupos extremistas e milícias digitais teriam utilizado a rede para disseminar discursos de ódio, nazistas, racistas e antidemocráticos às vésperas das eleições municipais.
Reativado em outubro de 2024, o X agora volta a enfrentar pressão de autoridades brasileiras, desta vez por causa do uso indevido de sua ferramenta de IA.
Com informações de Gazeta do Povo