Home / Política / Em evento na Baixada, Eduardo Paes sinaliza parceria com PL “por amor ao Rio”

Em evento na Baixada, Eduardo Paes sinaliza parceria com PL “por amor ao Rio”

ocrente 1761423538
Spread the love

Rio de Janeiro – O prefeito Eduardo Paes (PSD) fez neste sábado (25) um aceno ao Partido Liberal (PL) durante ato político em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Cotado para disputar o governo estadual em 2026, o gestor afirmou que pretende caminhar ao lado da sigla “por amor ao estado do Rio de Janeiro”.

A declaração foi direcionada ao deputado federal Altineu Cortes, presidente estadual do PL, que acompanhava a cerimônia de filiação do deputado Luciano Vieira ao PSDB. “Não tenho dúvidas de que vamos estar juntos, mas é por um só amor, por amor ao estado do Rio de Janeiro”, disse Paes.

Condições para aliança

A fala ocorre após o presidente municipal do PL no Rio, Bruno Bonetti, afirmar que qualquer acordo com Paes dependerá de seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro ou ao nome que Bolsonaro indicar para a eleição presidencial de 2026. “Fora isso, não há essa possibilidade”, reforçou Bonetti.

No mesmo sentido, Altineu Cortes declarou ao jornal O Globo que só marchará ao lado do prefeito se o candidato presidencial de Paes for o mesmo do PL.

Reação às especulações

Durante o discurso, o prefeito ironizou rumores sobre possíveis alianças nacionais. “Essa foi uma semana de muitas especulações, general Pazuello. E alguém disse, em algum momento, que essas especulações só teriam consequência se a gente fizesse uma dedicatória de amor a fulano ou beltrano”, afirmou.

Cenário partidário

No plano nacional, o PSD de Paes mantém diálogo com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). O presidente da legenda, Gilberto Kassab, declarou que, se Tarcísio não disputar o Palácio do Planalto, o partido pode lançar nomes próprios, como os governadores Eduardo Leite (RS) e Ratinho Jr. (PR).

A movimentação do PL é vista como tentativa de afastar Paes do palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, algo que, pelas palavras do prefeito, ainda parece distante.

Com informações de Direita Online