Home / Política / Eduardo Bolsonaro provoca Padilha depois que EUA cancelam vistos de esposa e filha do ministro

Eduardo Bolsonaro provoca Padilha depois que EUA cancelam vistos de esposa e filha do ministro

Spread the love

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) usou as redes sociais nesta sexta-feira (16) para ironizar o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após a informação de que a esposa e a filha do ministro tiveram os vistos de entrada nos Estados Unidos cancelados.

A decisão partiu do governo norte-americano, que até o momento não apresentou justificativa pública para a medida. Nos bastidores, a suspensão é associada às sanções adotadas durante a administração de Donald Trump contra o programa Mais Médicos. Padilha chefiava a pasta da Saúde no governo Dilma Rousseff quando o programa foi lançado, em julho de 2013.

Novas restrições

Nesta semana, o secretário de Estado e conselheiro de Segurança Nacional interino, Marco Rubio, anunciou restrições adicionais a dois ex-integrantes do governo petista: Mozart Júlio Tabosa Sales, atualmente secretário de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-diretor de Relações Internacionais da pasta.

Padilha não foi alvo direto das sanções – seu visto já estava vencido –, mas a revogação dos vistos da esposa e da filha foi interpretada como extensão das penalidades impostas por Washington.

Troca de provocações

Para comentar o episódio, Eduardo Bolsonaro recuperou uma publicação de 2021 na qual Padilha fez piada sobre a breve experiência do deputado trabalhando em lanchonetes nos EUA. À época, Padilha ironizou a pretensão de Eduardo de assumir a embaixada brasileira em Washington.

No post republicado nesta sexta, o parlamentar escreveu apenas: “Feliz Dia Mundial do Hambúrguer, Padilha”, acompanhado de link para a mensagem original. A frase replica o tom usado pelo ministro na antiga brincadeira.

Até a publicação desta reportagem, Padilha não havia respondido à provocação.

Com informações de Direita Online