Home / Política / Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo intensificam ofensiva contra deputados favoráveis à dosimetria

Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo intensificam ofensiva contra deputados favoráveis à dosimetria

ocrente 1759174304
Spread the love

Brasília, 29 set. 2025 – O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o jornalista Paulo Figueiredo elevaram o tom contra parlamentares que apoiam a chamada “dosimetria” como alternativa à anistia para condenados pelos atos de 8 de janeiro.

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira (29) na rede social X, Eduardo Bolsonaro acusou colegas de articularem um destaque ao Projeto de Lei que trata das penas já impostas, recurso que permitiria inserir a anistia ampla mesmo sem constar do texto original. “Os deputados que defendem isso estão mentindo ou caindo na armadilha dos opositores da anistia. É não aos destaques”, declarou.

Temor de mudança no conteúdo do projeto

O destaque é um mecanismo que permite suprimir ou acrescentar trechos ao texto-base durante a votação. Segundo o parlamentar, a proposta discutida pelo relator Paulinho da Força (Solidariedade-SP) reduz as penas, mas não garante perdão total. Caso o destaque não obtenha votos suficientes, ficaria aprovada apenas a diminuição das sentenças, cenário que, na avaliação de Eduardo, “condena opositores ao exílio perpétuo e afasta a direita das eleições de 2026”.

Ameaça de exposição pública

Também pelo X, Paulo Figueiredo prometeu tornar públicos os nomes de quem lhe apresentar a ideia do destaque. “Se você é um verme ou um homem sem espinha dorsal, o público precisa saber”, escreveu.

Citações pelo STF

As manifestações ocorrem no momento em que ambos são alvos de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) que apura a atuação deles nos Estados Unidos. No sábado (27), o ministro Alexandre de Moraes determinou citação por edital a Eduardo Bolsonaro, justificando que, embora o deputado tenha domicílio em Brasília, encontra-se temporariamente fora do país. Para Paulo Figueiredo, o ministro expediu carta rogatória, já que o jornalista reside nos EUA há cerca de dez anos.

Não há, até o momento, previsão de votação do destaque mencionado por Eduardo Bolsonaro.

Com informações de Gazeta do Povo