Home / Política / Eduardo Bolsonaro ataca antissemitismo e critica saída do Brasil da IHRA em discurso no Knesset

Eduardo Bolsonaro ataca antissemitismo e critica saída do Brasil da IHRA em discurso no Knesset

ocrente 1769429063
Spread the love

O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) participou, na manhã de segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, da Conferência Internacional de Combate ao Antissemitismo, realizada no Knesset, o Parlamento de Israel.

Recebido pelos organizadores como deputado — apesar de ter o mandato cassado no Brasil —, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro condenou a decisão do governo Lula de retirar o país da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA). Durante a fala, classificou os ataques do grupo Hamas contra Israel como “antissemitismo genocida” e afirmou que “o silêncio deixou de ser ignorância e passou a ser cumplicidade”.

Presenças e programação

O evento reúne autoridades israelenses, entre elas o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, além de empresários, acadêmicos e representantes de organizações ligadas ao tema. O material de divulgação listou Eduardo e o irmão, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), como participantes confirmados.

Flávio deverá discursar nesta terça-feira, 27 de janeiro, quando pretende apresentar propostas para a política externa brasileira, especialmente na relação com Israel. A agenda inclui ainda uma visita ao Bahrein.

Objetivos eleitorais e agenda no Brasil

A viagem de Flávio ocorre em missão oficial custeada pelo Senado Federal. Embora o período eleitoral impeça pedidos explícitos de voto no Brasil, o pré-candidato à Presidência busca aproximação com lideranças conservadoras internacionais como parte da estratégia para 2026.

Depois do roteiro no Oriente Médio, o senador planeja percorrer o país, começando por Minas Gerais — segundo maior colégio eleitoral nacional — e deve concentrar esforços também nas regiões Norte e Nordeste.

Com informações de Gazeta do Povo