Os ministérios da Defesa e dos Portos e Aeroportos receberam requerimentos para esclarecer a entrada no espaço aéreo brasileiro de um Boeing 757 dos Estados Unidos, aeronave que pousou em Porto Alegre na terça-feira, 20, antes de seguir para Guarulhos (SP).
Os pedidos foram protocolados pelos deputados do PSOL Fernanda Melchionna (RS), Glauber Braga (RJ) e Sâmia Bomfim (SP). Eles querem detalhes sobre a autorização concedida, a finalidade da missão e a identificação de todos os ocupantes.
Entre as informações solicitadas estão:
- existência de pedido formal do governo dos EUA e os termos apresentados;
- natureza da operação e possíveis cargas ou equipamentos desembarcados;
- comprovação de plano de voo, documentação entregue à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e procedimentos adotados para o pouso.
No ofício, os parlamentares destacam que a presença de aeronave militar estrangeira “sem informações públicas claras” exige transparência dos órgãos brasileiros. Caso haja dados sigilosos, as pastas deverão justificar a restrição.
A Embaixada dos Estados Unidos informou que o jato transportava diplomatas destinados ao Consulado em Porto Alegre. Já o Ministério da Defesa assegurou que a operação estava regular, com toda a documentação em conformidade.

Imagem: direitaonline.com.br
A chegada do avião acontece em meio a um momento delicado nas relações comerciais entre Brasília e Washington, após a imposição de tarifas pelo então presidente norte-americano Donald Trump.
Com informações de Direita Online