Brasília – O deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) protocolou, na quinta-feira (18), o Projeto de Lei 5.883/2025 que altera o lema da bandeira nacional para “Amor, Ordem e Progresso”. A data antecede o Dia da Bandeira, comemorado em 19 de novembro.
A iniciativa retoma proposta apresentada pelo mesmo parlamentar em 2003. Na justificativa do texto, Alencar afirma que a inclusão da palavra “amor” resgata o sentido original da frase do filósofo positivista francês Auguste Comte (1798-1857): “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim”. Segundo o deputado, a redução para “Ordem e Progresso” fez com que “a essência do lema original fosse perdida”.
O ex-senador Eduardo Suplicy (PT-SP) declarou apoio ao projeto em 2012, destacando a relevância do termo “amor” como elemento de misericórdia, caridade e solidariedade entre as pessoas.
O desenho atual da bandeira brasileira foi criado pelos filósofos Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com ilustração do artista Décio Vilares. O projeto de lei agora aguarda despacho da Mesa Diretora da Câmara para definição de tramitação.
Com informações de Gazeta do Povo