Home / Política / Deputado Marcelo Freitas assume relatoria do processo que pode cassar Eduardo Bolsonaro

Deputado Marcelo Freitas assume relatoria do processo que pode cassar Eduardo Bolsonaro

ocrente 1758916933
Spread the love

O deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG) foi escolhido para relatar o processo de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. A definição do nome ocorreu na sexta-feira (26), anunciada pelo presidente do colegiado, deputado Fabio Schiochet (União Brasil-SC).

Freitas, delegado da Polícia Federal de carreira, foi selecionado em sorteio realizado na terça-feira (23) que formou uma lista tríplice de possíveis relatores. Além dele, constavam os deputados Duda Salabert (PDT-MG) e Paulo Lemos (PSOL-AP), ambos declaradamente favoráveis à cassação.

O processo contra Eduardo Bolsonaro foi aberto na terça-feira (23) e acusa o parlamentar de ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) e de ameaça à realização das eleições de 2026. Atualmente, Eduardo está licenciado da Polícia Federal, onde é escrivão concursado, para exercer o mandato.

Posicionamentos do relator

Conhecido por pautas alinhadas à direita, Marcelo Freitas já defendeu, em publicações na rede social X, a concessão de anistia “ampla, geral e irrestrita” aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Ele também se declara contrário ao que chama de “abusos” do STF e apoia pedidos de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes.

Em julho, o deputado criticou a decisão de Moraes que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em investigação sobre uma suposta trama golpista. Freitas também se posiciona publicamente contra o PT.

Antecedentes

Durante a campanha de 2018, Marcelo Freitas chegou a ser indiciado pela Polícia Federal por suspeita de caixa dois. A assessoria do parlamentar afirma que ele nunca foi notificado sobre o inquérito e que não responde a processo criminal.

Com a definição do relator, o Conselho de Ética prosseguirá com as etapas previstas, que incluem apresentação de parecer preliminar, votação no colegiado e eventual encaminhamento ao Plenário da Câmara.

Com informações de Direita Online