Home / Política / Damares quer ouvir Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro na comissão que investiga fraudes no INSS

Damares quer ouvir Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro na comissão que investiga fraudes no INSS

rss featured 19572 1755982656
Spread the love

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, na sexta-feira (22), requerimento para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ex-chefes do Executivo Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL) prestem depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

Instalada na quarta-feira (20) no Congresso Nacional, a comissão apura fraudes e descontos irregulares em contracheques de aposentados e pensionistas. Investigações conduzidas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) estimam prejuízo de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024, resultado de cobranças feitas por associações sem autorização dos beneficiários.

Outros convocados

No mesmo pedido, Damares solicitou a oitiva de ex-presidentes do INSS, do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz (PDT-PE), do ex-titular da pasta Carlos Lupi (PDT) e de dirigentes de entidades investigadas. Entre eles está José Ferreira da Silva, o Frei Chico, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados e Idosos e irmão do presidente Lula.

Argumentos da senadora

Segundo a parlamentar, há indícios de que os descontos começaram nos primeiros mandatos de Lula, continuaram em governos seguintes e se intensificaram na gestão atual. Para Damares, a presença dos ex-presidentes ajudaria a esclarecer a origem dos crimes e garantir transparência na administração federal.

Comando da CPMI

A comissão é presidida pelo senador Carlos Viana (Podemos-MG), enquanto o deputado Alfredo Gaspar (União-BA) atua como relator. Gaspar afirmou que, caso um ex-presidente seja convocado, todos deverão depor, em respeito ao princípio da igualdade.

Damares quer ouvir Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro na comissão que investiga fraudes no INSS - Imagem do artigo original

Imagem: Jefferson Rudy via gazetadopovo.com.br

O objetivo central da CPMI é identificar responsáveis — servidores públicos ou agentes políticos — pelas irregularidades e propor medidas para impedir novos prejuízos ao INSS.

Com informações de Gazeta do Povo