Home / Política / CNJ encerra pedido para investigar Toffoli por suposta ligação com resort no Paraná

CNJ encerra pedido para investigar Toffoli por suposta ligação com resort no Paraná

ocrente 1769641469
Spread the love

A Corregedoria Nacional de Justiça, vinculada ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), decidiu arquivar o pedido de investigação disciplinar apresentado contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. A representação, protocolada pelo deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS), solicitava apuração sobre possível vínculo do magistrado com o resort Tayayá, localizado no Paraná.

O processo tramita sob sigilo, mas o desfecho foi confirmado por veículos como CNN Brasil, Metrópoles e Poder360. Na decisão, o corregedor Mauro Campbell afirmou que o CNJ não dispõe de competência constitucional para abrir procedimento disciplinar contra integrante do STF.

Em dezembro de 2025, Sanderson encaminhou documento reunindo reportagens que relacionavam o ministro ao empreendimento hoteleiro. Um pedido com teor semelhante foi entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivado pelo procurador-geral Paulo Gonet.

O resort entrou no radar das investigações após a Polícia Federal deflagrar a operação Compliance Zero, que apura um esquema de venda de carteiras de crédito supostamente fraudulentas ao Banco de Brasília (BRB) envolvendo o Banco Master. A PF estima que o prejuízo possa alcançar R$ 12 bilhões, o que levou o Banco Central a decretar a liquidação da instituição.

No mesmo inquérito, os investigadores encontraram um contrato que previa pagamento de R$ 129 milhões, em três anos, à esposa do ministro Alexandre de Moraes, informação apreendida durante buscas no fim de 2025.

Com o arquivamento pelo CNJ, não há novo procedimento disciplinar aberto contra Dias Toffoli relacionado ao caso.

Com informações de Gazeta do Povo