Home / Política / Ciro Nogueira critica limitação de impeachment imposta por Gilmar, mas descarta revanche do Senado

Ciro Nogueira critica limitação de impeachment imposta por Gilmar, mas descarta revanche do Senado

ocrente 1764947957
Spread the love

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) classificou como “excessiva” a liminar do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que restringiu dispositivos da Lei do Impeachment e, segundo ele, diminuiu o poder do Senado sobre o tema. A avaliação foi feita em entrevista ao portal Poder360 divulgada nesta sexta-feira (5).

Embora reconheça a perda de prerrogativas da Casa, o presidente nacional do PP rejeitou qualquer tipo de retaliação. “Essa questão de dar troco é muito ruim para as instituições”, declarou. Entre as ideias ventiladas por senadores para reagir ao STF, estão o fim das decisões monocráticas e a fixação de mandato para ministros. Para Ciro, no entanto, “não faz sentido” adotar medidas de revanche.

O parlamentar também citou o que vê como “excesso de protagonismo” do Supremo e disse confiar no presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para articular a defesa das atribuições do Congresso “por meio do diálogo com o próprio Supremo”.

Gestão de Messias elogiada

Durante a conversa, Ciro Nogueira comentou o pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, para que Gilmar Mendes reconsiderasse a liminar e devolvesse aos cidadãos a legitimidade para apresentar pedidos de impeachment de ministros. O senador considerou o gesto “significativo” e afirmou ter “grande admiração” por Messias, mas ponderou que a eventual indicação dele ao STF deve ser analisada “pelas atribuições e pela arguição” no Senado.

A liminar de Gilmar Mendes será submetida ao plenário do STF, com julgamento previsto para começar na próxima sexta-feira (12).

Com informações de Gazeta do Povo