Home / Política / Ciro Nogueira cobra união da direita e diz que divisão pode custar “eleição já vencida” em 2026

Ciro Nogueira cobra união da direita e diz que divisão pode custar “eleição já vencida” em 2026

ocrente 1758898026
Spread the love

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) fez nesta sexta-feira, 26 de setembro de 2025, um apelo público pela união dos partidos e lideranças de direita. Em publicação na rede social X, o ex-ministro da Casa Civil advertiu que a fragmentação do campo oposicionista pode comprometer a disputa presidencial de 2026. “Ou nos unificamos ou vamos jogar fora uma eleição ganha outra vez”, escreveu.

A preocupação de Nogueira ocorre em meio ao cenário de indefinição provocado pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que o impede de concorrer. Sem Bolsonaro na corrida, diferentes nomes disputam espaço, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), visto como opção competitiva e apoiado por Nogueira, mas ainda enfrentando resistência dentro do bolsonarismo.

No mesmo texto, o senador criticou as divergências internas: “Por mais que tenhamos divergências, não podemos ser cabo eleitoral de Lula, do PT e do PSOL. Não podemos fazer isso com o Brasil”.

Familiares do ex-presidente, como o deputado Eduardo Bolsonaro e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, não descartam apresentar candidatura. Paralelamente, governadores alinhados à direita também articulam chapas próprias, enquanto aliados de Bolsonaro apostam numa eventual anistia que devolva ao ex-mandatário os direitos políticos.

Nogueira não esclareceu se sua mensagem representava um endosso formal à candidatura de Tarcísio. Caso se manifeste, a posição será atualizada.

Com informações de Gazeta do Povo