Home / Política / Ciro Nogueira aponta Flávio Bolsonaro como candidato irreversível em 2026 e afasta Tarcísio do páreo

Ciro Nogueira aponta Flávio Bolsonaro como candidato irreversível em 2026 e afasta Tarcísio do páreo

ocrente 1767881072
Spread the love

Brasília — O senador Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional do Progressistas, afirmou que a direita já definiu seu representante para a eleição presidencial de 2026. Segundo ele, a candidatura do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) tem o aval “irreversível” do ex-presidente Jair Bolsonaro, enquanto uma eventual disputa do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) está “descartada”.

Em entrevista publicada nesta quinta-feira (8) pela Folha de S.Paulo, Nogueira disse considerar que o governador deve buscar a reeleição em São Paulo. “Eu vejo como já descartada a candidatura do Tarcísio à Presidência”, declarou.

Cenário na direita

Flávio Bolsonaro oficializou no fim de 2025 o interesse em concorrer ao Planalto, após receber autorização do pai. Apesar de ter sinalizado abertura para diálogo com aliados, conta agora com o respaldo público de Ciro Nogueira, que vê pouca margem para mudanças na cabeça de chapa.

Tensões em São Paulo

A aposta de Nogueira na permanência de Tarcísio no Palácio dos Bandeirantes ocorre em meio a atritos entre o PP e o governador. Na semana passada, o diretório paulista do partido divulgou nota, assinada pelo deputado federal Maurício Neves e avalizada por Nogueira, apontando “crescente descontentamento” de prefeitos com a gestão estadual e queixas sobre falta de atenção a parlamentares.

O documento também mencionou insatisfação com o apoio dado por Tarcísio ao então secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, que deixou o cargo para retomar o mandato na Câmara. Derrite é pré-candidato do PP ao Senado nas eleições de 2026.

Apesar das críticas, o presidente do Progressistas sustenta que o governador continua sendo “o melhor caminho” para fortalecer a campanha de Derrite e o projeto do partido em São Paulo.

A eleição presidencial de 2026 terá, até o momento, a tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e, pela direita, a definição de Flávio Bolsonaro como principal oponente, caso se confirme o cenário traçado por Ciro Nogueira.

Com informações de Gazeta do Povo