Home / Política / Câmeras mostram juiz afastado da Lava Jato sob suspeita de furtar duas garrafas de champanhe em SC

Câmeras mostram juiz afastado da Lava Jato sob suspeita de furtar duas garrafas de champanhe em SC

ocrente 1765844364
Spread the love

Imagens de segurança divulgadas nesta segunda-feira (15) registram o momento em que o juiz federal Eduardo Appio, ex-titular da 13ª Vara Federal de Curitiba e ligado à Operação Lava Jato, teria tentado sair de um supermercado de Blumenau (SC) com duas garrafas de champanhe sem pagar.

Flagrante no estacionamento

Os vídeos mostram o magistrado colocando uma garrafa da marca francesa Moët & Chandon, avaliada em cerca de R$ 400, dentro de uma sacola. Após passar pelos caixas sem efetuar o pagamento, segundo a administração do estabelecimento, ele segue para o estacionamento, onde é abordado por dois seguranças. Conduzido a uma sala interna, Appio tenta deixar o local, mas é contido até a chegada da Polícia Militar.

Processo sob sigilo

A Polícia Civil de Santa Catarina confirmou que o juiz foi afastado cautelarmente de suas funções por 120 dias. Durante esse período, poderá apresentar documentos, testemunhas e quaisquer meios de defesa. O processo administrativo foi instaurado em outubro e corre em sigilo no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Defesa nega irregularidades

Appio contesta as acusações e classifica o episódio como “fake news”. “Não sei do que se trata. Sempre paguei minhas compras. Tenho comprovante”, declarou ao portal NSC Total. A defesa informou que se manifestará apenas nos autos.

Antecedente de afastamento

Não é a primeira vez que o TRF-4 afasta o magistrado. Em 2023, ele já havia sido suspenso da Lava Jato após suspeita de ligação com uma ligação anônima que teria ameaçado o filho do desembargador Marcelo Malucelli, autor de decisão que restabeleceu a prisão do operador financeiro Tacla Duran.

Com informações de Gazeta do Povo