Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e Djavan estarão no protesto marcado para domingo, 21 de abril, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Prerrogativas e o projeto de anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
O ato, organizado por movimentos de esquerda, partirá em um trio elétrico do Posto 5, com o lema “Congresso inimigo do povo”. A mobilização integra uma jornada de manifestações previstas para ocorrer em dez capitais brasileiras, incluindo Brasília.
Confirmações de peso
A presença dos cantores foi anunciada pelo portal Mídia Ninja em parceria com o coletivo 342 Artes, idealizado por Paula Lavigne. Também estão confirmadas apresentações de Maria Gadú, Marina Sena e do grupo Os Garotin.
Declarações nas redes
Nas redes sociais, Caetano Veloso classificou a PEC das Prerrogativas como “PEC da Bandidagem” e convocou a participação popular: “A gente tem que ir pra rua, pra frente do Congresso, como já fomos outras vezes. Voltar a dizer que não admitimos isso, como povo, como nação”, escreveu.
Anitta e Daniela Mercury também utilizaram suas plataformas digitais para criticar os projetos em debate no Congresso Nacional. “A população é quem faz a política do país. Temos o direito e o dever de cobrar os políticos. Afinal, nós votamos e eles trabalham para o bem da população”, afirmou Anitta no Instagram.
Brasília também terá ato
Na capital federal, o rapper Djonga confirmou participação em manifestação que terá concentração a partir das 9h no Museu Nacional. “Contra a anistia para Bolsonaro e companhia, que tentaram atentar contra a democracia do nosso país”, declarou o artista.
Os organizadores afirmam que os protestos buscam impedir qualquer anistia a investigados pelos atos de 8 de janeiro e barrar propostas consideradas ameaça à democracia.
Com informações de Direita Online