Home / Política / Brasil promete apoio público a plano de paz dos EUA para a Faixa de Gaza

Brasil promete apoio público a plano de paz dos EUA para a Faixa de Gaza

ocrente 1759408505
Spread the love

Brasília — O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, declarou nesta quarta-feira (1º) que o governo brasileiro receberá ”positivamente” a proposta de paz apresentada pelos Estados Unidos para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza. Segundo ele, um anúncio oficial de apoio deverá ser feito ainda esta semana.

“Somente ontem, no final da tarde, tomamos conhecimento de todos os detalhes do plano que foi lançado. Sem dúvida nenhuma, vamos aplaudi-lo publicamente, possivelmente ainda no dia de hoje”, afirmou o chanceler durante audiência na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A declaração foi resposta a questionamento do deputado Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR).

Principais pontos do plano

A iniciativa, apresentada pelo presidente norte-americano Donald Trump ao lado do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu, prevê:

  • cessar-fogo imediato;
  • libertação de todos os reféns em até 72 horas;
  • reconstrução da Faixa de Gaza;
  • formação de um governo provisório supervisionado por um conselho internacional.

Vieira destacou que os eixos da proposta coincidem com posições defendidas historicamente pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU, inclusive em resoluções apresentadas pelo país que, segundo ele, foram vetadas por um dos membros permanentes.

O ministro ressaltou ainda que o plano contempla temas considerados prioritários pela diplomacia brasileira, como respeito aos direitos humanos e fornecimento de ajuda humanitária. “Tudo isso está dentro das nossas linhas políticas. Sem dúvida nenhuma, o Brasil aplaude a iniciativa e faz votos de que ela seja aceita por todas as partes”, concluiu.

Com informações de Direitaonline