Roma (Itália) – O governo federal prepara o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza nos próximos dias. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17) pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, no encerramento do Fórum Mundial da Alimentação, sediado na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
De acordo com Janja, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou a participação do Brasil nos esforços internacionais de socorro à população palestina. “Eles necessitam de ações materiais e políticas que assegurem o cumprimento definitivo do cessar-fogo”, afirmou a primeira-dama, ao tratar do impacto humano provocado pelo conflito.
Janja está em Roma desde terça-feira (14) a convite da FAO, onde cumpriu cerca de dez compromissos relacionados à segurança alimentar e ao combate à fome. Durante a estadia, ela permanece hospedada na Embaixada do Brasil, localizada no Palácio Pamphilj, na Piazza Navona.
Após concluir a agenda na capital italiana, a primeira-dama segue para Paris. Entre 19 e 21 de outubro, representará o país no seminário internacional “Diálogos Transatlânticos: Transição Energética, Educação Ambiental e ODS”, que ocorrerá na Universidade de Sorbonne e reunirá autoridades e especialistas de diversas nações.
O decreto que autorizou a viagem foi assinado pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), e, segundo o Palácio do Planalto, não gera custos adicionais aos cofres públicos.
Com informações de Gazeta do Povo