Home / Política / Ciro Nogueira afirma que Bolsonaro já definiu preferido para 2026; Tarcísio e Ratinho Jr. despontam

Ciro Nogueira afirma que Bolsonaro já definiu preferido para 2026; Tarcísio e Ratinho Jr. despontam

ocrente 1759675590
Spread the love

Brasília, 5 de outubro de 2025 – O senador Ciro Nogueira (PP-PI) declarou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já escolheu quem apoiará na disputa presidencial de 2026. Segundo o parlamentar, os governadores Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) e Ratinho Jr. (PSD-PR) são hoje os nomes com maior viabilidade para enfrentar uma eventual tentativa de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Condenado à inelegibilidade e, recentemente, à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposto plano de golpe de Estado, Bolsonaro permanece como principal fiador de votos dentro da direita. “Acredito que ele já decidiu. Defendo que comunique isso em dezembro para ser anunciado em janeiro. Se fosse hoje, vejo dois candidatos viáveis: Tarcísio e Ratinho Júnior”, disse Ciro em entrevista publicada neste domingo (5) pelo jornal O Globo.

Disputa interna no PL

A possibilidade de o ex-presidente apoiar Tarcísio provocou atritos familiares. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) reivindica a candidatura pelo partido e ameaçou deixar a sigla caso o governador paulista seja o escolhido ou filiado ao PL. “Eu mesmo disse ao Eduardo: está na hora de focarmos em defender seu pai e enfrentar o verdadeiro adversário, que é o Lula”, relatou Ciro.

Potencial eleitoral

O senador avalia que Tarcísio e Ratinho Jr. ainda não são plenamente conhecidos pelo eleitorado nacional, mas apresentam metade da rejeição atribuída a Bolsonaro e quase 40% de desconhecimento, fatores que poderiam ser revertidos com o apoio direto do ex-presidente. “Só têm viabilidade com o apoio do presidente Bolsonaro”, frisou.

Cenário de Tarcísio e Ratinho Jr.

Ciro Nogueira afirmou não acreditar que Tarcísio recusaria uma convocação para concorrer ao Planalto. Ele lembrou que, em 2022, o ex-presidente orientou o então ministro da Infraestrutura a disputar o governo de São Paulo, contrariando planos de uma candidatura ao Senado por Goiás. “Não tenho dúvida de que, se tiver o chamamento do Bolsonaro para a Presidência, ele não vai virar as costas.”

Eduardo Bolsonaro fora do páreo, diz Ciro

Para o senador, Eduardo ainda não reúne condições de unificar a direita e o centro, além de passar longos períodos nos Estados Unidos. “É preciso um candidato que faça campanha no país, prepare um plano de governo e percorra o Brasil”, afirmou.

Ciro também classificou Eduardo como representante da ala “bolsonarista” mais extrema, lembrando que, nos últimos dois anos de mandato, o próprio Jair Bolsonaro teria buscado se aproximar do centro.

Com informações de Gazeta do Povo