Home / Política / Avião militar dos EUA sem identificação faz escala em Porto Alegre e São Paulo para apoio diplomático

Avião militar dos EUA sem identificação faz escala em Porto Alegre e São Paulo para apoio diplomático

rss featured 19061 1755714250
Spread the love

Um Boeing 757 da Força Aérea dos Estados Unidos, pintado inteiramente de branco e sem marcas externas, pousou na tarde de terça-feira (19) no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, e seguiu na mesma noite para o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos. A Embaixada dos EUA informou nesta quarta-feira (20) que a aeronave prestou apoio logístico ao consulado norte-americano na capital gaúcha.

Segundo o órgão diplomático, a operação foi autorizada “pelas autoridades brasileiras competentes” e tratou-se de uma ação regular de suporte à Missão Diplomática dos Estados Unidos no país.

Autorização do Ministério da Defesa

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, declarou que a pasta tinha conhecimento do trajeto e que o voo estava devidamente registrado em plano de voo. A Gazeta do Povo solicitou mais detalhes ao ministério e aguarda retorno.

Rota do voo

Dados de monitoramento de tráfego aéreo indicam que o avião decolou de Nova Jersey na segunda-feira (18), fez escalas em Tampa (Flórida) e San Juan (Porto Rico) antes de chegar a Porto Alegre no fim da tarde de terça. Às 19h52, partiu do terminal gaúcho rumo a Guarulhos, informou a Fraport, administradora do aeroporto.

A GRU Airport, concessionária do aeroporto paulista, confirmou o pouso e afirmou que a operação ocorreu “normalmente, sem intercorrências”, também com aval do Ministério da Defesa.

Avião militar dos EUA sem identificação faz escala em Porto Alegre e São Paulo para apoio diplomático - Imagem do artigo original

Imagem: Wikimedia Commons via gazetadopovo.com.br

Características da aeronave

De acordo com o site especializado AeroIn, o jato é um modelo 757-200 designado C-32B, utilizado pelo Departamento de Estado dos EUA em missões especiais. O equipamento, conhecido pelo apelido Gatekeeper, costuma transportar militares, diplomatas, agentes de inteligência e equipes especializadas em crises para proteger embaixadas e interesses norte-americanos no exterior.

Não foram informados detalhes sobre o número de ocupantes ou a carga transportada na passagem pelo Brasil.

Com informações de Gazeta do Povo