Home / Política / Comissão da Alesp aprova obrigatoriedade do livro “Ainda Estou Aqui” em todas as escolas paulistas

Comissão da Alesp aprova obrigatoriedade do livro “Ainda Estou Aqui” em todas as escolas paulistas

ocrente 1765560861
Spread the love

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou, na reunião de quarta-feira (10), o Projeto de Lei 8/2025, que determina a presença de pelo menos um exemplar do livro Ainda Estou Aqui, de Marcelo Rubens Paiva, em todas as unidades de ensino públicas e privadas do estado.

De autoria da deputada Professora Bebel (PT), a proposta segue agora para análise das demais comissões temáticas da Casa. “A obra é fundamental para a compreensão da história recente do Brasil”, justificou a parlamentar.

Climatização nas salas de aula

Na mesma sessão, a CCJR também deu parecer favorável ao Projeto de Lei 97/2025, apresentado pelo deputado Tenente Coimbra (PL), que torna obrigatória a instalação de aparelhos de ar-condicionado em salas de aula da rede pública paulista. O objetivo, segundo o autor, é garantir um ambiente “adequado e confortável” diante do aumento das temperaturas.

A pauta da comissão, presidida pelo deputado Thiago Auricchio (PL), contou com 96 itens; 72 projetos foram aprovados e avançam para as próximas etapas de tramitação.

Do livro ao cinema

Publicado em 2015, Ainda Estou Aqui ganhou adaptação cinematográfica em 2024, dirigida por Walter Salles e estrelada por Fernanda Torres e Selton Mello. O filme venceu o Oscar de Melhor Filme Internacional em 2025, acumulou R$ 77,8 milhões em bilheteria no lançamento e, até janeiro de 2025, alcançou 3,52 milhões de espectadores — a quinta maior marca no país desde 2018.

Com informações de Direita Online