Home / Política / Advogado abandona defesa de Tagliaferro para reduzir atritos com STF

Advogado abandona defesa de Tagliaferro para reduzir atritos com STF

ocrente 1762579887
Spread the love

Brasília – O advogado Eduardo Kuntz comunicou que não representa mais o perito e ex-assessor do ministro Alexandre de Moraes, Eduardo Tagliaferro. A decisão, tomada nesta semana, tem, segundo Kuntz, o objetivo de “baixar a temperatura” em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O defensor afirmou que pretende demonstrar que a estratégia de Tagliaferro será exclusivamente “técnica”, evitando criar um “clima beligerante” com a Corte. A proximidade do investigado com Moraes poderia levar a impugnações sobre eventual parcialidade do ministro.

Voto para tornar réu

Na sexta-feira (7), Moraes votou pela aceitação da denúncia que acusa Tagliaferro de obstrução de investigação de organização criminosa, violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O ministro Cristiano Zanin acompanhou o relator.

O julgamento ocorre na Primeira Turma do STF, em sessão virtual que se estende até 14 de novembro. Ainda votarão Cármen Lúcia e Flávio Dino. Luiz Fux, que integrava o colegiado, pediu transferência para a vaga aberta na Segunda Turma após a aposentadoria de Luís Roberto Barroso.

Acusações de perseguição

Tagliaferro ganhou projeção ao divulgar mensagens internas do período em que atuou como assessor especial de combate à desinformação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando Moraes presidia a Corte. Nos diálogos, o ministro teria ordenado investigações baseadas em postagens de redes sociais e diligências fora dos processos, o que, segundo Tagliaferro, configuraria perseguição a políticos e influenciadores de direita – caso que ganhou o apelido de “Vaza Toga”.

Em nota, o gabinete de Moraes afirmou que todas as ações do TSE e do STF seguiram o devido processo legal e foram devidamente registradas nos autos.

Com informações de Gazeta do Povo