Home / Política / PL expulsa Antonio Carlos Rodrigues após defesa de Moraes e críticas a Trump

PL expulsa Antonio Carlos Rodrigues após defesa de Moraes e críticas a Trump

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, determinou a expulsão do deputado federal Antonio Carlos Rodrigues (SP) da sigla.

A medida foi tomada depois que o parlamentar, em entrevista ao portal Metrópoles, classificou como “absurda” a sanção imposta pelo governo dos Estados Unidos ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), com base na Lei Magnitsky. Na mesma conversa, Rodrigues afirmou que “Trump precisa cuidar do próprio país e não se meter com o Brasil”, em referência ao ex-presidente norte-americano Donald Trump.

Segundo Costa Neto, as declarações provocaram forte reação dentro da bancada. “A pressão foi muito grande. Nossos parlamentares entendem que atacar o presidente dos Estados Unidos é uma ignorância sem tamanho”, declarou o dirigente em nota, ressaltando que o partido defende “diplomacia e diálogo”.

Rodrigues já vinha se distanciando da ala mais alinhada ao bolsonarismo. Em entrevista recente ao UOL, disse que Eduardo Bolsonaro (PL-SP) precisaria ser “menos filho e mais parlamentar”. Ele também mostrou restrições ao projeto de anistia para os envolvidos nos atos de 8 de janeiro, ao argumentar que o texto apresenta inconsistências e não deveria tramitar em regime de urgência.

Ex-ministro dos Transportes no segundo mandato de Dilma Rousseff (PT), o deputado era considerado voz dissonante dentro do PL, condição que contribuiu para sua saída da legenda.

Com informações de Direita Online