Home / Notícias / Rebeldes houthis prendem e sequestram mais de 90 cristãos no Iêmen em janeiro

Rebeldes houthis prendem e sequestram mais de 90 cristãos no Iêmen em janeiro

ocrente 1769433593
Spread the love

Mais de 90 cristãos foram detidos ou sequestrados por combatentes houthis no Iêmen ao longo de janeiro de 2026, informou a organização Portas Abertas. O levantamento aponta 50 prisões e 43 sequestros em diferentes pontos do país.

Testemunhas relataram que os fiéis foram retirados das ruas e levados a locais secretos, onde estariam sendo interrogados sob tortura. O objetivo seria obter nomes e informações sobre outras redes cristãs ativas no território iemenita.

Daniel Hodge, especialista em Iêmen da Portas Abertas, descreveu um clima de pânico entre os seguidores de Jesus. “Há muito medo. Muitos acreditam que os houthis estão à procura de outros cristãos”, afirmou.

Motivações religiosas e políticas

Em declaração ao Premier Christian News, Hodge disse que os próprios cristãos locais têm dificuldade em entender a ofensiva. Ele mencionou hipóteses de motivações tanto religiosas quanto políticas: os rebeldes, apoiados pelo Irã, buscariam reforçar a imagem de controle após recentes instabilidades e recorreriam a interpretações extremistas do Alcorão para justificar a perseguição. “No Alcorão está escrito que qualquer pessoa que vire as costas para seu Deus é considerada apóstata e pode ser punida com a morte”, explicou.

Iêmen entre os países mais hostis

O Iêmen ocupa a terceira posição na Lista Mundial da Perseguição 2026, que mede a hostilidade a cristãos. Hodge destacou que a atual onda de repressão é sem precedentes. “Não vimos nada parecido com isso nos últimos 30 anos da história da igreja no Iêmen”, declarou.

Apesar da repressão, algumas famílias receberam telefonemas de parentes detidos pedindo alimentos e roupas, o que trouxe breve alívio, embora a situação permaneça crítica.

Apoio e apelos de oração

A Portas Abertas informou que continua oferecendo assistência médica, distribuição de alimentos e roupas, além de treinamento para líderes cristãos. Hodge pediu intercessão da igreja global pelas famílias dos presos, pela cura física e emocional dos detidos e para que surjam novos líderes cristãos no país.

Com informações de Folha Gospel