Home / Notícias / Quase um terço dos alemães vê Deus como criador do universo, aponta pesquisa

Quase um terço dos alemães vê Deus como criador do universo, aponta pesquisa

ocrente 1758129498
Spread the love

Uma sondagem do instituto INSA-Consulere, de Erfurt, encomendada pela agência de notícias protestante IDEA, revela que 31% dos alemães acreditam que Deus criou o universo. O levantamento ouviu 2.006 adultos entre 5 e 8 de setembro.

Resultados gerais

Do total de entrevistados, 41% rejeitam a ideia da criação divina, 25% disseram não saber e 4% preferiram não responder.

Influência da religião

Entre os participantes ligados a denominações cristãs, as opiniões variam: mais de 70% dos membros de igrejas evangélicas livres concordam com a afirmação, 43% dos católicos romanos compartilham da mesma crença e 35% dos protestantes vinculados à Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) também concordam. A adesão sobe para quase 75% entre os muçulmanos e cai para menos de 10% entre pessoas sem religião.

Recorte político

O tema também divide os eleitores. A crença na criação divina é maior entre simpatizantes da CDU/CSU (38%), seguida por apoiadores do SPD (35%), Verdes (29%), AfD (28%) e Partido A Esquerda (26%).

Idade, gênero e região

A fé na criação é ligeiramente mais presente nos estados do oeste (32%) que nos do leste (26%). Homens e mulheres apresentam índices semelhantes, 32% e 30%, respectivamente.

A diferença mais expressiva aparece na faixa etária: 47% dos entrevistados entre 18 e 29 anos acreditam que Deus criou o universo, proporção que cai para 43% no grupo de 30 a 39 anos. Entre 50 e 59 anos, o índice despenca para 20%, enquanto cerca de 25% dos alemães com 70 anos ou mais compartilham dessa convicção.

O estudo, segundo o INSA-Consulere, foi conduzido por meio de entrevistas online e reflete a opinião da população adulta alemã naquele período.

Com informações de Folha Gospel