A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) iniciou na segunda-feira, 8 de setembro de 2025, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo que apura suposta tentativa de golpe de Estado.
O caso está sendo analisado por apenas cinco dos 11 ministros da Corte, já que foi levado à Turma em vez do Plenário. Integram o colegiado:
- Cristiano Zanin (presidente da Turma);
- Flávio Dino;
- Alexandre de Moraes (relator);
- Cármen Lúcia;
- Luiz Fux.
Todos os magistrados foram indicados ao STF durante gestões federais lideradas por partidos da coligação que elegeu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Zanin, por exemplo, foi advogado de Lula antes de assumir o cargo de ministro.
Durante a sessão, o ex-assessor do relator, Eduardo Tagliaferro, divulgou acusações de supostas irregularidades no inquérito, incluindo alegação de fraudes ocorridas desde a fase de investigação.
O processo também trouxe à tona críticas sobre mudanças repetidas em delações premiadas, questionamentos sobre foro competente e ausência de possibilidade de recurso. Além disso, voltou a circular a declaração do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, de que “nós derrotamos o bolsonarismo”.
Imagem: Internet
O julgamento prosseguirá nas próximas sessões da Primeira Turma, que decidirá se condena ou absolve Jair Bolsonaro e outros réus envolvidos no mesmo núcleo da investigação.
Com informações de Pleno.News