Noy*, 31 anos, transformou a própria casa em sala de aula no Laos para alfabetizar crianças que foram impedidas de frequentar a escola pública por professarem a fé cristã. As lições de leitura e escrita usam a Bíblia como material principal.
Conversão familiar
Nascido em uma comunidade rural que pratica animismo, Noy conheceu o cristianismo em 2003, quando o avô — um dos poucos cristãos locais — apresentou o evangelho à família. Após a conversão, aproximadamente metade das famílias do vilarejo aderiu à nova fé, despertando a reação das autoridades.
Hostilidade das lideranças locais
Com a ordem dos chefes do vilarejo para que todos renunciassem ao cristianismo, a perseguição se intensificou. O pai de Noy, reconhecido como líder cristão, foi envenenado em um encontro forçado com vizinhos que agiam sob ordens dos dirigentes comunitários.
Em 2010, policiais e moradores confiscaram animais, campos de arroz e plantações de cristãos. Posteriormente, 11 famílias se recusaram a abandonar a fé e tiveram as casas destruídas antes de serem expulsas do vilarejo.
Projeto de alfabetização
Em 2024, diante das restrições impostas a alunos cristãos — que muitas vezes precisam sentar no chão ou são barrados nas salas de aula —, Noy iniciou um curso de alfabetização para crianças sem acesso ao ensino formal. A iniciativa utiliza passagens bíblicas para ensinar o idioma local.
Parceiros cristãos conheceram o projeto e doaram mesas e cadeiras, equipando a pequena escola organizada por Noy.
*Nomes foram alterados por razões de segurança.
Com informações de Folha Gospel