Home / Notícias / Organização inglesa apaga posts sobre suposta origem pagã do Natal após reconhecer erro

Organização inglesa apaga posts sobre suposta origem pagã do Natal após reconhecer erro

ocrente 1766409609
Spread the love

A English Heritage, entidade beneficente responsável por mais de 400 sítios e edifícios históricos na Inglaterra, retirou de suas redes sociais publicações que ligavam o Natal a um antigo festival pagão romano em homenagem ao deus Sol Invictus. A instituição admitiu ter divulgado informações incorretas.

Em postagens no X (antigo Twitter), o organismo questionava: “Por que comemoramos o Natal em 25 de dezembro? Era celebrado pelos romanos como o nascimento do deus sol, Sol Invictus. Depois que o Império Romano se converteu ao cristianismo, tornou-se um feriado cristão e partes das festividades de inverno foram unificadas”.

Historiadores apontam, porém, que a mais antiga referência ao festival de Sol Invictus no dia 25 de dezembro data apenas do fim do século III. Já documentos cristãos indicam celebrações do nascimento de Jesus nessa data desde, pelo menos, o ano 204 d.C., conforme obra de Hipólito de Roma.

A English Heritage também escreveu que o cristianismo tornou-se religião oficial do Império Romano em 325 d.C., quando, na verdade, isso ocorreu em 380 d.C.

Após repercussão negativa, ambas as postagens foram apagadas. “Percebemos rapidamente que tínhamos cometido um erro e removemos o conteúdo”, informou um porta-voz da instituição ao jornal britânico The Telegraph.

Entre os críticos, o historiador e autor Tom Holland reagiu no X pedindo “Por favor, façam isso parar”. O escritor católico Gavin Ashenden, por sua vez, afirmou que a missão da English Heritage é preservar a memória nacional, construída, segundo ele, sobre bases cristãs que englobam “catedrais, calendários, leis, idioma, costumes, festivais e música”.

As publicações corrigidas não foram republicadas até o momento.

Com informações de Folha Gospel