Em mensagem ministrada na noite de terça-feira (13), o pastor Joel Engel afirmou que a forma como uma pessoa fala e se enxerga determina se ela alcança ou não as promessas de Deus. O ensinamento foi baseado no relato bíblico de Números 13, que descreve a chegada dos israelitas à Terra Prometida.
Segundo Engel, o contraste entre Calebe e os demais espias ilustra o conflito entre fé e incredulidade. “Enquanto Calebe cria que poderiam conquistar a terra, os outros se viam como gafanhotos diante do inimigo”, destacou.
“Como você se vê?”, questionou o pastor durante a pregação. “Da maneira que você se enxerga, seu adversário também passará a enxergá-lo.”
Palavra que constrói ou destrói
Engel explicou que a primeira chave para avançar é acreditar na promessa divina. No entanto, muitos, logo após reconhecerem a promessa, voltam o foco para os obstáculos. “Eles não negam a promessa, mas a neutralizam. Esse ‘mas’ cancela a fé”, observou.
Para ilustrar, citou situações cotidianas: “Alguém propõe um projeto e a outra pessoa responde: ‘Mas eu não tenho dinheiro’. Nesse instante, todo o plano é abortado”.
O pastor também relacionou disciplina e vocabulário ao sucesso. “O vencedor tem rotina, visão e fala somente o que está alinhado com o objetivo”, disse.
Construindo sonhos com palavras
Comparando o poder criativo das palavras ao ato de erguer uma construção, Engel lembrou que, de acordo com a Bíblia, “Deus criou céus e terra pela palavra”. Por isso, defendeu que qualquer sonho deve ser edificado com expressões de fé, e não de murmuração.
“A murmuração atrai o destruidor. Muitos não entraram na Terra Prometida porque destruíram o sonho com a própria boca”, alertou.
Medo como outro sabotador
Além da murmuração, Engel apontou o medo como fator que paralisa. “Há quem deixe de viajar a Israel porque o pânico de voar é maior que a fé no Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Quem é maior: o seu medo ou o seu Deus?”, indagou.
Convocação a uma geração conquistadora
Encerrando a mensagem, o pastor incentivou a audiência: “Está chegando uma geração que vai conquistar esta nação e alcançar as demais. Se você carrega o DNA dos conquistadores, comece a se mover”.
A pregação foi divulgada no canal de podcasts “Ouça Uma Mensagem”, do portal Guiame.
Com informações de Guiame