Sydney, 17 dez. – Igrejas cristãs de diferentes denominações se mobilizaram para apoiar a comunidade judaica depois do ataque ocorrido em 14 de dezembro, na praia de Bondi, em Sydney, durante a celebração de Hanukkah, que resultou em 16 mortos e dezenas de feridos.
Autoria do ataque
De acordo com a BBC, a ação foi atribuída a Sajid Akram, 50 anos, portador de passaporte indiano, e a seu filho Naveed Akram, 24, que viajava com passaporte australiano. Ambos já foram identificados pela mídia local.
Vítimas
Entre os mortos estão uma criança de 10 anos, dois rabinos e um sobrevivente do Holocausto. Idades das vítimas variam de 10 a 87 anos. Cerca de 40 pessoas permanecem hospitalizadas, incluindo três crianças e dois policiais em estado grave, porém estável.
Resposta das igrejas
A Hillsong Church, sediada na Austrália, publicou nota de solidariedade: “Nossos corações estão com todos os afetados pelos trágicos acontecimentos em Bondi. Estamos em solidariedade com a comunidade judaica neste momento tão difícil”. A denominação pediu oração global por Sydney e citou Mateus 5:4.
A Igreja Adventista do Sétimo Dia de Woollahra – a mais próxima de Bondi – realizou reunião especial de oração aberta a toda a população. O pastor Tim Shelton afirmou que alguns membros presenciaram as consequências do ataque. “Sentimos que era importante elevar nossa comunidade em oração. Como um amigo rabino compartilhou recentemente: ‘A luz vence as trevas’”, declarou.
O presidente da União Australiana dos Adventistas, Brendan Pratt, incentivou ações práticas como doação de sangue e intercessão pelos profissionais de emergência.
A Uniting Church in Australia também emitiu comunicado condenando a violência e conclamando suas congregações a prestar apoio concreto às famílias das vítimas e à comunidade judaica.
As manifestações religiosas se unem aos esforços de autoridades e voluntários para amparar feridos e familiares, reafirmando valores de solidariedade em meio ao pior atentado terrorista registrado no país em quase 30 anos.
Com informações de Guiame