Home / Notícias / Igrejas batistas unem vozes em apoio ao povo venezuelano e pedem soluções pacíficas

Igrejas batistas unem vozes em apoio ao povo venezuelano e pedem soluções pacíficas

ocrente 1768136671
Spread the love

A Aliança Batista Mundial (BWA) e a União Batista Latino-Americana (UBLA) divulgaram um comunicado conjunto em que externam solidariedade à população da Venezuela e reforçam o laço histórico que une congregações batistas de várias partes do mundo.

O pronunciamento sobrevem em meio à contínua crise política e social que já obrigou milhões de venezuelanos a deixar o país, configurando a maior diáspora da história nacional. Segundo o texto, o cenário tornou-se ainda mais incerto após ações militares dos Estados Unidos em território venezuelano na madrugada de 3 de janeiro de 2026.

As duas entidades conclamam igrejas e fiéis a manterem oração constante e a buscarem caminhos que promovam paz, liberdade, justiça e dignidade. Também apelam a líderes religiosos, sociais e políticos — tanto no plano interno quanto internacional — para que esgotem todas as alternativas pacíficas capazes de preservar vidas, fortalecer a democracia e estimular a responsabilidade cívica.

Outro ponto do comunicado é o uso responsável das redes sociais. BWA e UBLA incentivam a verificação de informações e o combate à desinformação, especialmente em um ambiente polarizado.

O documento reafirma a proximidade das comunidades batistas com venezuelanos que permanecem no país e com os que vivem no exterior, expressando esperança por dias melhores para crianças, jovens e adultos atingidos pela crise.

Fundada há mais de quatro séculos, a Aliança Batista Mundial está presente em 138 nações e territórios, representando cerca de 53 milhões de batizados. A UBLA, uma das seis regiões da BWA, reúne 23 entidades-membro em 19 países latino-americanos, incluindo a Convenção Batista Nacional da Venezuela, que congrega mais de 750 igrejas locais.

Com informações de Folha Gospel