Home / Notícias / EUA realizam ataque aéreo contra célula do Estado Islâmico no Noroeste da Nigéria e cristãos temem retaliação

EUA realizam ataque aéreo contra célula do Estado Islâmico no Noroeste da Nigéria e cristãos temem retaliação

ocrente 1766952272
Spread the love

No dia 25 de dezembro, forças norte-americanas, em cooperação com o governo da Nigéria, bombardearam posições de um grupo filiado ao Estado Islâmico (EI) na comunidade rural de Jabo, área de governo local de Tambuwal, estado de Sokoto, Noroeste do país.

Relatórios de campo indicam que vários militantes morreram na ação. A região, habitada majoritariamente por membros da etnia fulani e sem presença de igrejas conhecidas, vinha sendo apontada como refúgio de jihadistas e rota de ligação com os estados vizinhos de Kebbi e Zamfara.

O ataque ocorre cerca de dois meses após o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçar empregar força militar contra extremistas responsáveis por ataques contra comunidades cristãs no Norte nigeriano.

Jo Newhouse (pseudônimo), porta-voz da organização Portas Abertas para a África Subsaariana, avalia que a ofensiva pode contribuir para conter a insegurança na região, mas alerta para riscos imediatos: “Cristãos em áreas adjacentes temem forte retaliação, especialmente no Centro-Norte, onde se concentra a maioria das mortes de fiéis”.

A Portas Abertas pede que o governo nigeriano mantenha vigilância para proteger civis e minimize impactos humanitários não intencionais. A entidade também defende medidas de longo prazo, como combate à impunidade e retirada de armas leves das mãos de militantes.

Nos últimos meses, a violência contra cristãos na Nigéria ganhou visibilidade internacional. Segundo relatos recebidos pela organização, fiéis “agradecem por o mundo começar a prestar atenção” à sua situação e pedem orações contínuas pela paz, pela proteção de civis e pela garantia de liberdade religiosa.

Com informações de Folha Gospel