Home / Notícias / Relatório aponta destruição de 21 das 22 igrejas em cidade cristã de Mianmar após golpe militar

Relatório aponta destruição de 21 das 22 igrejas em cidade cristã de Mianmar após golpe militar

ocrente 1770285871
Spread the love

O Instituto de Pesquisa da Birmânia (BRI, na sigla em inglês) divulgou em 30 de janeiro um balanço que expõe a violência sofrida por comunidades cristãs em Mianmar desde o golpe militar de 2021. O documento registra demolições de templos, assassinatos e prisões em estados de maioria cristã e regiões onde o Exército manteve ações de repressão contínua.

Segundo o relatório, a cidade de Thantlang, no estado de Chin, teve 21 das 22 igrejas arrasadas e sua população forçada ao deslocamento desde 2021. O total de templos e edifícios cristãos destruídos em todo o país supera 340, abrigando-se a maior parte desses casos nos estados de Chin, Kachin, Karenni, Karen e na região de Sagaing.

Dados da organização Portas Abertas citados pelo BRI indicam que, entre 2022 e 2025, 149 cristãos foram mortos e 218 detidos por forças ligadas à junta militar. Um líder religioso que permanece no país relatou que fiéis “estão espalhados pelas selvas, áreas remotas e abrigos improvisados”, tentando manter a prática da fé sob constante ameaça.

Apesar da escalada de violência, a maioria dos pastores e líderes comunitários optou por seguir junto aos fiéis, oferecendo apoio espiritual em meio ao conflito. “Precisamos de orações para libertar Mianmar da perseguição religiosa”, pediu um representante da organização International Christian Concern, que acompanha a situação no país.

Com informações de Folha Gospel