Arqueólogos revelaram, nesta segunda-feira (31), os vestígios de uma catedral cristã do século V e um batistério excepcionalmente preservado sob os mercados municipais de Vence, comuna localizada a oeste de Nice, no sudeste da França.
Segundo Fabien Blanc-Garidel, responsável pelo serviço arqueológico da Metrópole Nice Côte d’Azur e líder da escavação, descobertas desse porte ocorrem “apenas uma vez a cada 50 ou 60 anos” na Europa.
Escavações desde março
A reforma do espaço comercial levou à identificação dos primeiros indícios no início do ano. Desde março, equipes comandadas por Franck Sumera, curador-geral do serviço de arqueologia da Direção Regional de Assuntos Culturais da Provença-Alpes-Côte d’Azur (DRAC), expuseram um complexo que se estende por cerca de 30 metros.
O local reúne evidências de mais de seis séculos de atividade cristã, do século V ao XI, período em que a catedral foi gradualmente abandonada e, por fim, demolida para dar lugar a uma nova igreja próxima.
Batistério intacto
Entre os achados, destaca-se um batistério externo com a pia original intacta. A estrutura, de planta circular possivelmente circundada por colunata e cobertura, abriga uma pia octogonal por fora e em forma de cruz internamente, revestida com béton de tuileau (concreto romano de telhas trituradas). O bom estado de conservação reforça, segundo Blanc-Garidel, a antiguidade do bispado local e amplia o entendimento sobre as primeiras práticas cristãs na Provença e nos Alpes Marítimos.
Na época, o batismo era aplicado principalmente a adultos, por imersão parcial, diferindo do rito de aspersão predominante hoje na Igreja Católica.
Túmulos e vestígios romanos
Na nave foram identificados túmulos construídos com telhas romanas inclinadas, método típico da época, atribuídos a bispos e cônegos. Sob a catedral surgiram ainda restos de uma habitação romana, conectando o sítio a fases anteriores da ocupação regional.
Imagem: Canva Pro
Após o abandono, dois moldes de sinos teriam sido instalados na antiga nave, provavelmente para fundir peças destinadas à nova igreja erguida nas proximidades.
Integração ao novo mercado
O projeto de revitalização do mercado não será suspenso. A prefeitura planeja incorporar os achados: o batistério ficará visível sob um painel de vidro na entrada do futuro complexo e as fundações da abside poderão ser observadas através de piso transparente.
Descobertas em outras regiões
A revelação em Vence ocorre semanas após arqueólogos encontrarem, na Ilha Sir Bani Yas, em Abu Dhabi, uma placa de gesso de 1.400 anos com uma cruz, dentro das ruínas de uma igreja e mosteiro, sugerindo a adaptação e o florescimento do cristianismo naquela área do Golfo Pérsico.
Com a documentação preservada, especialistas avaliam que as estruturas de Vence oferecem uma rara visão contínua da história cristã entre os séculos V e XI em território francês.
Com informações de Folha Gospel