Home / Notícias / Três ativistas detidos após interromper culto em igreja batista para protestar contra liderança de pastor no ICE

Três ativistas detidos após interromper culto em igreja batista para protestar contra liderança de pastor no ICE

ocrente 1769189657
Spread the love

Agentes do FBI e do Departamento de Segurança Interna (DHS) prenderam, na quinta-feira (data divulgada pela Procuradoria-Geral dos EUA), três manifestantes que participaram de um protesto dentro da Cities Church, igreja batista em St. Paul, Minnesota. A manifestação, ocorrida durante um culto dominical, foi direcionada ao pastor David Easterwood, apontado como diretor interino do escritório local do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE).

Os detidos são a advogada de direitos civis Nekima Levy Armstrong, a ativista Chauntyll Louisa Allen e o veterano do Exército William Kelly, reconhecido por campanhas contra o ICE. Segundo a procuradora-geral Pam Bondi, o trio foi autuado com base em legislação federal que proíbe a obstrução física de casas de culto.

Acusações e possíveis novas prisões

O diretor do FBI, Kash Patel, detalhou que Levy Armstrong responde também por violar lei que protege o livre exercício religioso. Bondi informou, em redes sociais, que outras prisões podem ocorrer porque dezenas de pessoas participaram do ato, interrompendo a celebração com palavras de ordem que levaram ao encerramento do culto.

Em paralelo, a chefe da Divisão de Direitos Civis do Departamento de Justiça, Harmeet Dhillon, abriu investigação sobre supostas violações da Lei de Liberdade de Acesso a Clínicas (FACE), de 1994, que estende proteção a locais de culto. A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, divulgou imagens das detenções e adiantou que os três ativistas responderão ainda por conspiração para interferir em direitos constitucionais.

Transmissão ao vivo e decisão judicial

O protesto foi transmitido ao vivo pelo ex-âncora da CNN Don Lemon. O Departamento de Justiça apresentou queixa criminal contra o jornalista, mas um juiz de Minnesota rejeitou a acusação. Lemon declarou que não participou da organização do ato e atuou somente como repórter.

Reações dos envolvidos

Nekima Levy Armstrong classificou as prisões como “retaliação” após o Departamento de Justiça decidir não investigar o agente do ICE Jonathan Ross, responsável pelo disparo que matou Renee Good em Minneapolis. “É assim que você nos leva ao autoritarismo, quando instrumentaliza poderes de investigação”, afirmou à Reuters.

O pastor sênior da igreja, Jonathan Parnell, disse que a congregação estuda medidas judiciais contra os manifestantes. Ele relatou que participantes do culto foram abordados, crianças ficaram assustadas e houve clima de intimidação.

Vídeos do incidente mostram ativistas gritando “Fora ICE”, enquanto Parnell reagia do púlpito: “Que vergonha, esta é a casa de Deus e estamos adorando”. Nas imagens, William Kelly discute de forma acalorada com outro homem.

Enquanto isso, David Easterwood permanece listado como pastor no site da Cities Church e como diretor interino do ICE em registros públicos. Ele não respondeu a pedidos de comentário.

Com informações de Folha Gospel