Home / Notícias / Ataque a igreja anglicana deixa dois mortos e padre sequestrado no estado de Anambra, na Nigéria

Ataque a igreja anglicana deixa dois mortos e padre sequestrado no estado de Anambra, na Nigéria

ocrente 1765309079
Spread the love

Homens armados invadiram a Igreja Anglicana de Santo André, na comunidade de Lilu, condado de Ihiala, estado de Anambra, na madrugada de terça-feira, 7 de dezembro. Segundo moradores, a ação ocorreu quando os fiéis se preparavam para o culto dominical e resultou na morte da esposa de um padre anglicano e de outro membro da congregação.

Durante o ataque, o Reverendo Venerável Obies foi sequestrado e o templo, além de casas vizinhas, teve parte da estrutura incendiada. Veículos estacionados no local também foram destruídos. “Houve tiroteios indiscriminados, muitos fiéis ficaram feridos e houve extensos danos materiais”, relatou a moradora Rosemary Emabri.

Outro residente, James Okechukwu, confirmou que os agressores “entraram atirando” e que vários membros da igreja precisaram de atendimento médico. O comissário de polícia de Anambra, Ikioye Orutugu, informou por meio de porta-voz que equipes de segurança foram mobilizadas e a vigilância na região foi reforçada. “Nenhum recurso será poupado para que os responsáveis sejam presos e punidos”, declarou.

100 alunos libertados no estado de Níger

No centro do país, o governo do estado de Níger anunciou em 8 de dezembro a libertação de 100 dos mais de 300 estudantes sequestrados em 21 de novembro na Escola Católica de Santa Maria, na vila de Papiri. As crianças, com idades entre 10 e 17 anos, foram recebidas na sede do governo em Minna e entregues ao governador estadual.

As autoridades não informaram se houve negociação, pagamento de resgate ou operação de segurança para a liberação. O presidente Bola Tinubu reforçou que “todos os sequestrados devem ser resgatados e trazidos para casa em segurança”. Ainda permanecem em cativeiro 177 alunos e 12 professores; cerca de 50 estudantes haviam conseguido escapar um dia após o sequestro.

Pais e representantes da escola dizem não ter sido avisados oficialmente sobre o resgate parcial. “Esperamos ansiosos pelo retorno de nossos filhos”, afirmou Dimas Joseph Mauhuta, pai de um dos jovens.

Pressão internacional e visitas de autoridades dos EUA

Uma delegação do Congresso dos Estados Unidos, formada pelos parlamentares Riley Moore, Mario Díaz-Balart, Norma Torres, Scott Franklin e Juan Ciscomani, esteve na Nigéria no fim de semana. O grupo discutiu com o conselheiro de Segurança Nacional nigeriano, Mallam Nuhu Ribadu, ações contra organizações terroristas. O embaixador norte-americano Richard Mills participou das reuniões.

Segundo Ribadu, os encontros abordaram “cooperação antiterrorista, estabilidade regional e fortalecimento da parceria estratégica de segurança entre Nigéria e EUA”. A comitiva também visitou o estado de Benue, onde milhares de cristãos foram mortos e milhões deixaram suas casas devido à violência.

Nigéria concentra maior número de cristãos mortos

De acordo com a Lista Mundial da Perseguição 2025, divulgada pela missão Portas Abertas, a Nigéria registrou 3.100 dos 4.476 assassinatos de cristãos ocorridos no mundo no período analisado, o equivalente a 69%. O país ocupa a sétima posição entre os lugares mais perigosos para seguidores da fé cristã.

O relatório aponta ataques de milícias Fulani na região Centro-Norte e a atividade de grupos jihadistas como Boko Haram e Estado Islâmico na Província da África Ocidental (ISWAP) no Norte. Também cita a expansão da violência para o Sul e o surgimento do grupo Lakurawa no Noroeste, associado ao JNIM, ligado à Al-Qaeda.

Com informações de Folha Gospel