Home / Notícias / Artigo aponta PL da Dosimetria como manobra para preservar estrutura política

Artigo aponta PL da Dosimetria como manobra para preservar estrutura política

ocrente 1758549050
Spread the love

Em texto publicado na manhã de 22 de setembro de 2025, o jornalista e teólogo Pedro Augusto avaliou que o Projeto de Lei da Dosimetria surgiu para substituir o PL da Anistia e, dessa forma, impedir abalos no sistema político brasileiro.

Segundo o autor, o PL da Anistia poderia reconhecer eventuais falhas de integrantes do Judiciário, o que abriria caminho até para pedidos de impeachment de magistrados. Para evitar esse efeito, políticos teriam se unido para “enterrar” a proposta original e apresentar, em seu lugar, o novo texto sobre dosimetria.

“Revolução pelo alto”

No artigo de opinião, Pedro Augusto afirma que a estratégia repete um movimento histórico no país, descrito como “revoluções pelo alto”, conceito atribuído por ele ao cientista político Paulo Mercadante. A tática, diz o jornalista, consiste em canalizar pressões populares e transformá-las em soluções burocráticas capazes de manter intactos privilégios de elites políticas e econômicas.

Exemplos citados

O colunista menciona passagens como a Independência do Brasil, a Abolição da Escravidão, mobilizações em apoio à Operação Lava Jato e o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Em comum, afirma, todas teriam terminado em acordos palacianos que, na visão dele, pouparam estruturas de poder.

Críticas ao caráter técnico

Para Pedro Augusto, ao transformar disputas políticas em debates técnicos, projetos como o da Dosimetria esvaziam demandas sociais e resguardam o status quo. “O povo pede anistia, recebe dosimetria”, resume o autor, que classifica o texto como “remendo jurídico” voltado a proteger integrantes do Judiciário.

O artigo completo foi publicado às 10h44 de 22 de setembro de 2025 no site Pleno.News.

Com informações de Pleno.News