Home / Notícias / Arcebispo da Igreja Anglicana na América do Norte enfrenta denúncia por má conduta sexual e abuso de poder

Arcebispo da Igreja Anglicana na América do Norte enfrenta denúncia por má conduta sexual e abuso de poder

ocrente 1761361307
Spread the love

Washington, EUA – O arcebispo Stephen D. Wood, principal líder da Igreja Anglicana na América do Norte (ACNA), foi formalmente denunciado por suposta má conduta sexual e abuso de poder, segundo queixa apresentada nesta semana ao corpo eclesiástico da denominação.

A denúncia foi confirmada em carta assinada por Mike Hughes, guardião sênior da Igreja Anglicana de St. Andrew, em Mt. Pleasant, Carolina do Sul — comunidade onde Wood atuou como reitor antes de assumir o cargo de arcebispo. Hughes informou que a sacristia e os funcionários locais não comentarão o caso durante o processo.

De acordo com o The Washington Post, a acusação partiu de Claire Buxton, 42 anos, divorciada e mãe de três filhos, que foi diretora do ministério infantil em St. Andrew. Ela afirma que, em abril de 2024, Wood tocou a parte de trás de sua cabeça e tentou beijá-la em seu escritório. Alega ainda ter recebido “milhares de dólares” em pagamentos inesperados provenientes de fundos da igreja antes dos supostos avanços.

O episódio teria ocorrido quando Wood ainda liderava a paróquia e servia como bispo da Diocese Anglicana das Carolinas, meses antes de sua eleição como arcebispo da ACNA.

Quatro presbíteros da denominação e sete leigos protocolaram na segunda-feira um presentment — procedimento disciplinar formal que pode resultar em julgamento eclesiástico.

Em breve declaração divulgada pelo portal Anglican Ink, Wood negou “qualquer fundamento” às acusações. “Confio no processo descrito em nossos cânones para trazer clareza e verdade a essas questões”, declarou.

Caso a queixa seja considerada válida, o bispo Ray Sutton, decano do Colégio de Bispos da ACNA, convocará uma comissão de inquérito para definir se são necessárias medidas adicionais.

“Peço orações por todos os envolvidos — os reclamantes; Steve, Jacqui e sua família; nossa equipe e a sacristia. Este é um processo doloroso e muito pessoal”, escreveu Hughes na carta endereçada à congregação.

As acusações surgem enquanto a denominação aguarda a decisão do julgamento do bispo Stewart Ruch III, da Diocese do Alto Meio-Oeste, acusado de lidar de forma inadequada com casos de abuso. O veredicto deve ser divulgado em meados de dezembro.

Fundada em 2009 por ex-membros da Igreja Episcopal dos Estados Unidos e da Igreja Anglicana do Canadá, a ACNA reúne mais de 1 000 congregações e supera 130 000 fiéis.

Com informações de Folha Gospel