Home / Notícias / Grupo Gafcon lança Comunhão Anglicana Global e rompe com liderança de Canterbury

Grupo Gafcon lança Comunhão Anglicana Global e rompe com liderança de Canterbury

ocrente 1760723597
Spread the love

O movimento Gafcon, que reúne províncias e dioceses anglicanas de orientação conservadora, anunciou nesta quinta-feira (16) a criação da Comunhão Anglicana Global, estrutura que não reconhecerá a autoridade espiritual do Arcebispo de Canterbury nem os demais chamados Instrumentos de Comunhão da tradição anglicana.

Em comunicado assinado pelo reverendíssimo dr. Laurent Mbanda, presidente do Conselho de Primazes da Gafcon e primaz de Ruanda, o grupo declarou que a nova comunhão terá como único fundamento “a Bíblia Sagrada, traduzida, lida, pregada, ensinada e obedecida em seu sentido claro e canônico”.

O que muda

Pelas diretrizes divulgadas, as províncias que aderirem à nova entidade:

  • não participarão da Conferência de Lambeth, do Conselho Consultivo Anglicano (ACC) nem da Reunião dos Primazes convocada por Canterbury;
  • deixarão de enviar ou receber contribuições financeiras ao ACC;
  • alterarão suas constituições para retirar qualquer referência de comunhão com a Sé de Canterbury ou com a Igreja da Inglaterra;
  • deverão subscrever a Declaração de Jerusalém de 2008, documento considerado pela Gafcon como padrão contemporâneo de identidade anglicana.

O primeiro encontro formal da Comunhão Anglicana Global foi marcado para 3 a 6 de março de 2026, em Abuja, Nigéria.

Justificativa do rompimento

Segundo Mbanda, “não podemos continuar em comunhão com aqueles que promovem uma agenda revisionista e abandonaram a autoridade inerrante da Palavra de Deus”. Ele acrescentou que a iniciativa busca “restaurar a estrutura original” observada na primeira Conferência de Lambeth, de 1867.

Contexto recente

O anúncio ocorre poucos dias depois da nomeação da bispa Sarah Mullally como a primeira mulher a ocupar o posto de arcebispa de Canterbury. A Gafcon foi uma das vozes que se opuseram à escolha, solicitando que Mullally se arrependesse de seu apoio a bênçãos para casais do mesmo sexo.

Apesar do afastamento, Mbanda afirmou que o grupo não considera ter deixado o anglicanismo tradicional: “Não abandonamos a Comunhão Anglicana; nós somos a Comunhão Anglicana”.

Com informações de Folha Gospel