Home / Internacional / Netanyahu responsabiliza Hamas por impasse nas negociações de cessar-fogo em Gaza

Netanyahu responsabiliza Hamas por impasse nas negociações de cessar-fogo em Gaza

rss featured 14122 1753457430

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta sexta-feira (25) que o Hamas é o principal entrave para a obtenção de um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Em comunicado divulgado pelo gabinete do premiê, ele declarou que Israel e os Estados Unidos “estão avaliando opções alternativas” para libertar reféns, pôr fim ao domínio do grupo em Gaza e garantir “paz duradoura” na região.

A declaração veio após o insucesso das primeiras rodadas de negociação realizadas em Doha. Segundo Netanyahu, “o enviado especial para o Oriente Médio, Steve Witkoff, estava certo: o Hamas é o obstáculo para um acordo de libertação de reféns”.

Horas depois, Witkoff confirmou a retirada da delegação norte-americana das conversas. Em postagem na rede social X, na quinta-feira (24), o enviado afirmou ter recolhido sua equipe “para consultas” devido à “falta de vontade” do Hamas em aceitar uma trégua.

Em resposta, o grupo palestino declarou estar “surpreso” com as palavras de Witkoff e reiterou “compromisso em concluir as negociações” para alcançar um acordo de cessar-fogo permanente.

Netanyahu responsabiliza Hamas por impasse nas negociações de cessar-fogo em Gaza - Imagem do artigo original

Imagem: Bruno Sznajderman via gazetadopovo.com.br

As tratativas de Doha buscavam combinar a libertação de reféns israelenses capturados em outubro de 2023 com a suspensão das ofensivas militares na Faixa de Gaza, mas terminaram sem avanço concreto.

Com informações de Gazeta do Povo