O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu reforçar a segurança do edifício-sede, na Praça dos Três Poderes, em razão de uma motociata convocada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para esta terça-feira (29) em Brasília.
A Corte confirmou o aumento do efetivo após o jornal O Globo revelar o trajeto do ato. Segundo a apuração, o grupo de motociclistas sairá às 15h da Granja do Torto, onde ocorre o evento Brasília Capital Moto Week, seguirá pelo Eixo Norte, passará pela Catedral Metropolitana e pela Rodoviária do Plano Piloto, retornando ao ponto de partida pelo Eixão Norte.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal informou que o percurso foi definido em reunião realizada na segunda-feira (28). Estão previstos bloqueios nas vias N1 e S1 e na alça Leste do Eixo Monumental, a partir do Museu da República.
Há expectativa de participação de Jair Bolsonaro, que cumpre medidas cautelares e usa tornozeleira eletrônica, impedido de deixar Brasília. A defesa do ex-presidente disse não ter confirmação sobre a presença dele na motociata. Mesmo assim, parlamentares aliados, como Damares Alves (Republicanos-DF) e Gustavo Gayer (PL-GO), divulgaram publicações nas redes sociais indicando que ele pode comparecer.
Bolsonaro é alvo de restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, incluindo a proibição de utilizar redes sociais direta ou indiretamente. As medidas foram adotadas em investigação que apura suposta tentativa de golpe de Estado e pressão sobre o Judiciário, na qual também figura o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Imagem: Fernando Bizerra via gazetadopovo.com.br
As autoridades locais afirmam que a operação de trânsito e segurança permanecerá ativa ao longo de todo o trajeto, para garantir a circulação dos motociclistas e proteger os prédios públicos do Eixo Monumental. Não há previsão de duração exata do ato.
Com informações de Gazeta do Povo