O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, 39 anos, pré-candidato à Presidência em 2026, morreu na madrugada desta segunda-feira (11) em Bogotá. O político estava internado havia dois meses, desde que levou dois tiros na cabeça durante um comício na capital.
A notícia desencadeou manifestações de pesar em todo o espectro político e entre autoridades internacionais. O presidente Gustavo Petro classificou o assassinato como “uma derrota para a Colômbia e para a vida”. No X (antigo Twitter), o mandatário lamentou que “em um governo progressista, amante da vida”, tenha ocorrido um atentado contra um parlamentar da oposição.
Nos Estados Unidos, o secretário de Estado, Marco Rubio, declarou-se “entristecido” e cobrou justiça. “Os Estados Unidos se solidarizam com a família de Miguel Uribe Turbay e com o povo colombiano”, escreveu.
Reações internas
Referência do Centro Democrático, Uribe Turbay recebeu homenagens de colegas de partido. A senadora María Fernanda Cabal, presidente da sigla, destacou o “comprometimento” do colega e afirmou que seu exemplo “será a força motriz” de sua atuação política.
O ex-presidente Álvaro Uribe Vélez afirmou que “o mal destrói tudo; matou a esperança” e pediu que a trajetória do senador “ilumine o caminho da Colômbia”.
Entre familiares, a irmã María Carolina Hoyos publicou mensagem emocionada nas redes sociais, agradecendo às equipes médicas e dizendo confiar “na vontade de Deus” diante da perda.
O prefeito de Cali, Alejandro Eder, pediu que as autoridades esclareçam o crime e identifiquem mandantes e executores.

Imagem: Carlos Ortega via gazetadopovo.com.br
Solidariedade do Brasil
Em nota, o Itamaraty repudiou “qualquer forma de violência política”, enviou condolências aos familiares e expressou solidariedade ao governo e ao povo colombianos.
Trajetória
Filho da jornalista Diana Turbay, assassinada em 1991, e neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala (1978-1982), Miguel Uribe foi vereador e secretário de governo de Bogotá. Em 2022, elegeu-se senador com a maior votação do Centro Democrático, partido liderado por Álvaro Uribe, de quem não era parente.
Balões brancos foram erguidos na sede da Procuradoria-Geral em Bogotá durante homenagem realizada nesta segunda-feira.
Com informações de Gazeta do Povo