Home / Política / Lindbergh Farias rebate presidente do Bradesco e pede que STF impeça aplicação de sanções dos EUA

Lindbergh Farias rebate presidente do Bradesco e pede que STF impeça aplicação de sanções dos EUA

Líder do PT na Câmara, o deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) divulgou vídeo neste sábado (2) criticando o presidente do Bradesco, Marcelo Noronha. A reação veio após entrevista de Noronha à revista Exame, na qual o executivo afirmou que “lei não se discute, se cumpre” ao ser questionado sobre a aplicação da Lei Magnitsky — dispositivo norte-americano que impôs sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

No vídeo, Farias ressaltou que a Constituição brasileira garante a soberania nacional e a independência do Judiciário. “Nenhuma sanção unilateral imposta por potência estrangeira vale aqui se não estiver no nosso ordenamento jurídico. Não somos colônia”, declarou.

Pedido de medida cautelar

O parlamentar informou ter protocolado no STF uma medida cautelar para proibir instituições financeiras que atuam no país de aplicar, direta ou indiretamente, punições baseadas na legislação dos Estados Unidos. O pedido busca impedir bloqueio de bens, restrições financeiras ou negativa de entrada naquele país.

Segundo Farias, a ação é necessária diante do que classificou como “colaboracionismo” de agentes que agiriam “por medo ou complexo de vira-latas”.

Possíveis retaliações

O deputado citou reportagem do jornalista Paulo Cappelli, publicada no portal Metrópoles, segundo a qual fontes ligadas ao governo Trump indicam que outros ministros do STF poderiam ser alvo de novas sanções caso a cautelar do PT seja acolhida. “Isso é um escândalo. O Poder Judiciário não pode agir de maneira independente?”, questionou.

A publicação do vídeo foi acompanhada da mensagem: “Brasil com STF. Brasil com Lula. Brasil com soberania!”. O conteúdo foi postado em 2 de agosto de 2025, data em que Farias reforçou a defesa da Constituição e a rejeição a pressões externas.

Com informações de Direita Online